domingo, 12 de outubro de 2008

Rosa dos ventos

Diálogo... ou monólogo?

- Vê? É essa a geração que vai te substituir.
- Sim, mas que tenho a ver com isso? Já não estarei aqui quando ela herdar o mundo.
- Sim, claro... mas não se sente triste com isso? Quero dizer, o mundo está se tornando um lugar pior a cada geração que passa. A sua já não é lá boa coisa e a próxima será ainda pior... Não sei, acho que isso deveria te preocupar. Pelo menos me preocupa.
- Ah! Aí vem você com essa estória de preocupar... “me preocupa, te preocupa, nos preocupa....”. É só isso que sabe fazer? Se preocupar?
- Ora! Me preocupa que o futuro esteja se tornando cada vez pior. O mundo não era ruim, e o homem também não. Mas descobriu que podia mais. E a cada dia que passava foi querendo mais e mais, e cada geração mais ainda. E essa ganância lhe fechou os olhos. Desde então o mundo esteve assim. Cada vez pior. E você nem liga.
- Isso mesmo, não ligo.
- Nem um pouco?
- Não.
- Por quê? Coitados daqueles que vierem depois de ti, porque acharão esta terra morta e inóspita e não encontrarão abrigo nem entre seus semelhantes. Você não tem pena?
- Vivo ocupado tendo pena de mim por ser já de uma geração abandonada.
- Mas a próxima será mais ainda. Não pensa nisso não?
- Não. Abandonados por abandonados, até aí nenhuma diferença faz. Nos meus abandonados e em mim, nesses sim eu penso.

2 comentários:

Pathy disse...

Pois eu me preocupo com essa geração, e quase sinto vergonha por fazer parte dela...

Simone Santana disse...

Opa! Não conhecia sua prosa... ótima como a poesia.