domingo, 19 de outubro de 2008

Rosa dos ventos

Filosofia

Mudarei agora bruscamente nosso assunto. Consideremos esse retrato nojento do mundo como uma rua já atravessada. Filosofemos agora. Pensemos sobre os tolos assuntos do homem.
Uma questão me chamou muito a atenção durante esse tempo em que venho lhe escrevendo, leitor. Rousseau, perdoe-me o nobre defunto por resumir em poucas palavras seu genial raciocínio, mas não posso, nem quero, me valer de muitas letras, o que tornaria nossa jornada por demasiado cansativa, alegava que o homem só seria bom e livre quando em sua forma primitiva, em meio à natureza. Outros filósofos afirmam que o homem só é bom porque vive em meio à civilização, porque restringe o seu “ser primitivo”, que é amarrado e preso pelas correntes da sociedade. Creio que muito já foi dito a respeito disso. Muitas questões certamente surgiram e muitas foram respondidas, mas, lógico, muitas mais ficaram sem solução. Se me permite, mostrarei o meu ponto de vista a respeito desse tema.
Se o homem fosse bom em seu estado primitivo, selvagem, não domesticado pelas regras e etiquetas da sociedade, então os bebês e as crianças não cometeriam maldades. Por algum acaso, o excelentíssimo leitor nunca viu uma criança maltratar um inseto, um cão ou até outra criança? E não me refiro a crianças grandes, falo das pequenas, bem pequenas mesmo. Pequenas de tal modo que nem têm idéia do que seja sociedade ainda. Friso bem que meu objetivo não é incriminar criança alguma, mas chegar a uma conclusão plausível e aceitável. Seja paciente! Pois bem, como pode uma criatura que não sabe o que significa sociedade ser já domada por ela? Como pode uma criança ser influênciada pela sociedade se ainda nem tomou conhecimento dela? A resposta: não pode. A criança é selvagem, é o homem em seu estado primitivo, e olhando para ela vemos que o homem não é bom em seu estado primitivo. De fato, as crianças só se tornam boas depois de ensinadas pelos pais, de domadas pelo mundo humano.
Então, isso quer dizer que o homem só é bom quando em sociedade? Calma, não se apresse, caminhemos devagar. Nascemos, somos educados, fazemos uso daquilo que nos é oferecido pelo mundo e daquilo que nós mesmos conquistamos. Alguns vencem, alguns perdem. Para aqueles que vencem a sociedade é, realmente, uma força que os moldou e os civilizou, mas não necessariamente os fez bons. Para aqueles que perdem... bom, esses não tem muito o que fazer. É viver na miséria ou se virar da maneira possível. Daí surgem a violência e as atividades criminosas, grandes males sociais. Mas veja, é irônico, não? A mão que dá também tira. E tira muito mais do que dá. A sociedade é uma ferramenta tanto civilizadora quanto marginalizadora, marginalizando muito mais do que civilizando. Se o homem fosse bom devido à sociedade, que molda seu caráter e o faz melhor, não teríamos tantos ladrões, assassinos, hipócritas, traiçoeiros, egoístas, avarentos e outros tipos de criminosos e pessoas de má índole vivendo entre nós. E o mais notável: frutos dessa própria organização que chamamos de “civilizada”.
O homem não é bom em seu estado primitivo. O homem não é bom em meio à civilização. O que se pode concluir então? O homem não é bom. Nem primitivo, nem civilizado, nem de modo algum. Definitivamente, o homem não é bom.

3 comentários:

Anônimo disse...

pelas conversas q já tive com ele, meu pai lhe diria: "mas quem pode definir o que é bom ou ruim? o que determinou esse 'valores' se não a própria sociedade que o homem criou? o problema deste é q ele se acha superior aos outros bichos- sim, somos todos bichos, no termo pejorativo. ou seria 'humano' os crimes cometidos na atualidades, crimes esses considerados ruins? é da natureza do bicho homem ser ruim. pois a natureza não é pura como pensam. o capitalismo, 'conceito humano ruim', em sua essência preza pela competição- somente os mais fortes sobrevivem. cruel? alguns julgam assim, mas essa é a natureza. 'ruim' e selvagem, como o homem em sua essência."
meu pai consegue ser mais radical que vc em 2007, benja. ele pensa além disso, mas basicamente é isso- pra ele, o único homem "bom" em termos é o índio. mas sei lá. mt complicação...

Anônimo disse...

o homem nunca foi bom e nunca será bom independente da forma em que se encontre: civilizado ou primitivo, mas que a sociedade refreia alguns maus instintos, isso sim. a sociedade, é claro, instiga maus instintos também.

JURA

Rodrigo disse...

bom, considero o assunto complexo!

nessa história, há dois lados de uma mesma moeda: os que vc citou, marginalizados e "civilizados".

realmente, a sociedade nos moldou assim... mas poderia ser diferente?

meu questionamento é: poderiamos, ou melhor, temos condições de sermos todos bons juntos sem marginalizar ninguém?

minha opinião (bem pessoal e talvez um pouco egoísta) é que não há como todos serem "felizes"... a história termina como se fosse uma cadeia alimentar. Alguém deve ser o primeiro alimento...

ótimo texto! :D gosto desse tipo de questionamento...

abraços!